Comportamentos à Mesa

Olá a todos! Como foram de Semana Santa? Espero que bem e que tenham maneirado na comilança. Religiosamente é o período para lembrarmos da passagem de Jesus, especialmente o jejum o calvário... Mas historicamente nesta semana é onde a comilança rola solta. Aqui em Salvador, muito vatapá, caruru, feijão fradinho, feijão de leite, muqueca (ou moqueca) de peixe, de camarão, hummmmmmmmm... vou parar pois a boca encheu de água. E olha que nem entrei no assunto de chocolate da Páscoa, rsrsrsrsrs.

Esta semana terei mais um almoço, mas de negócio, uma reunião para ser preciso. O que me fez lembrar de algumas coisas (gafes, rsrsrs) cometidas no passado e resolvi dividir com vocês - apesar de não ser especialista - o que aprendi sobre alguns aspectos do bom comportamento à mesa, que se não observados, podem (e muito) queimar o filme e prejudicar sua imagem profissional e pessoal também, pois a depender do restaurante é sine qua non.


- Celular, o correto seria desligar, mas não podemos abandonar os contatos, à empresa, à família, etc, etc. Então deixemos no bolso, no paletó, na bolsa no caso das mulheres. Sobre a mesa jamais!
- Comer rapidamente. É horrível você perceber que a pessoa ao seu lado já acabou de almoçar e você ainda está no meio por exemplo. A refeição é um motivo para usufruir da companhia, estreitar laços comerciais...
- Refrigerantes numa situação formal, ou num espaço gourmet. Troque por água ou um suco.
- Seja disposto para o novo á mesa. Experimente! Criança enjoada, que não come isso, nem aquilo já é chato, imagina um adulto!
- Não discuta detalhes do seu negócios. vai que ao lado da sua mesa, sem você saber, está seu concorrente, ávido por uma boa idéia? Nem seja workaholic, aborde o assunto enquanto aguardam o pedido e depois que a sobremesa foi saboreada.
- Palitar os dentes. Pelo amor de DEUS! O pior é que ainda tem gente que faz isso na mesa. Se sentir necessidade, pega discretamente o palito e vai ao banheiro, simples assim.
- E por último e não menos importante, demonstre vontade de colaborar. mesmo que tenha sido convidado, tão logo a conta chegue à mesa, ofereça-se para dividir. Contará pontos, pois nada pior que quem gosta de tirar vantagens e aquele ditado que quem convida dá banquete, além de um tanto ultrapassado não se aplica aos almoços corporativos. Caso o anfitrião insista em pagar sozinho, aceite e agradeça.

Seguindo estes passos aqui listados já meio caminho andado para se sair bem em qualquer ambiente. A etiqueta reformulou-se muito ao longos dos anos, basta usar o bom senso e tudo vai dar certo. Na dúvida observe. E caso ocorra alguma gafe, não fique nervoso(a), aja naturalmente, com bom humor e elegância, afinal quem não os comete.

Nenhum comentário: