HIV Continua a Crescer

Todos os dias, cerca de 2.500 jovens são infectados pelo HIV em todo o mundo, de acordo com um relatório divulgado pelo Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids) em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outros órgãos internacionais.

No Brasil infelizmente o cenário é preocupante, visto o índice de jovens, principalmente do sexo feminino, que são portadoras do vírus. Já os casos de transmissão vertical do HIV – quando o vírus passa de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação – estão diminuindo.

Os jovens estão fazendo sexo cada vez mais cedo e sem proteção, haja visto o aumento da natalidade e de mães adolescentes. Quando vem somente uma criança, mesmo sem planejamento, tudo bem, o problema é quando vem acompanhada de uma doença. Em pleno século 21, ainda ouvimos pessoas dizer que preferem fazer sexo sem camisinha, mesmo que seja a primeira vez com o(a) parceiro(a). Uma total insanidade.

O interessante disso tudo que antes esta situação era tida como restrita as camadas menos assistidas socialmente, pela falta de informação. Hoje o cenário se repete em todas as esferas da sociedade. Precisamos cuidar melhor dos nossos jovens. A novela Fina Estampa retratou isso, mesmo que o enfoque não tenha sido esse, mas exibiu dois jovens universitários, estudantes de medicina, que detém conhecimento, ela inclusive de família rica e transaram sem camisinha, gerando uma gravidez.

Quando a Aids surgiu, era tida como doença exclusiva dos gays. Com o passar dos tempos, os heterossexuais começaram a crescer nos índices, prevalecendo entre as mulheres. Agora o perigo permeia na população de 15 a 24 anos, que entre 1980 e 2011, foram diagnosticados 66.698 casos de Aids.

Esses números levaram o Ministério da Saúde a priorizar este público na campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação com o slogan “A aids não tem preconceito. Previna-se”, reforçará a necessidade de se discutir questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV entre jovens e entre soropositivos e continuam também com números altos de infecção.

1º de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Opte pela vida. Use camisinha.


DIREÇÃO ≠ CELULAR

Que não se deve beber e dirigir todo nós já sabemos. A mídia retrata essa informação constantemente, apesar de algumas ainda insistirem em "tomar somente uma latinha" e assumir o volante, numa roleta russa. Houve uma melhora, bem é verdade, à lei seca contribuiu para diminuir os índices alarmantes, porém, ainda é pouco, visto que ainda temos pessoas que sabem do mal e insistem, e pior, contribuem para a perpetuação do erro, informando aos amigos (se é que se pode chamar isso de amigos), via redes sociais, sms, onde estão localizadas as blitz.

Outro motivo que gera muitos acidentes é o uso do celular enquanto está na direção. Se for preciso fazer uma direção defensiva, só com uma mão fica complicado né?! Gosta da adrenalina, dos filmes de alta velocidades? Certo, mas faltou observar que neles, todas as manobras são feitas com as duas mãos ao volante e que você não está num ambiente de ficção. O acidente vai ser bem real.

Esta campanha abaixo, encontrada em minhas pesquisas, retrata justamente o que a mistura direção + celular pode provocar. Pena que não identifiquei os autores para dar os créditos.

E quem esta do outro lado (representado nesta mulher) pode contribuir. Eu, por exemplo, ao ligar para o celular de alguém pergunto se a pessoa pode falar. Se a resposta for que esta no trânsito, não hesito e mesmo a pessoa dizendo que pode falar, eu digo que ligo depois, afinal quero estar tranquilo com a minha consciência e mostro o caminho para a consciência da pessoa também seguir, na paz.

Faça o mesmo. Seja consciente!