Histórico Dia das Mães


A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.


"Não criei o dia das mães para ter lucro"

O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.

Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.


Cravos: símbolo da maternidade

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.


No Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Feliz dia das Mães





Fonte do texto: Pesquisa de Daniela Bertocchi Seawright 
http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml

EXPRESSÕES

Você sabe o que significa:

"NEM QUE A VACA TUSSA"?

A expressão é usada para dizer que é quase impossível acontecer, de fazer, de conseguir algo ou alguma coisa.


Isso porque os animais ruminantes como a vaca, possuem o estômago com quatro cavidades: pança, barrete, folhoso e coagulador. Eles engolem o capim, depois digerem um pouco e então o mesmo volta à boca para outra mastigação e depois é engolido novamente para acabar a digestão. Portanto, é muito difícil a vaca se engasgar e tossir devido a sua deglutição.

Confesso que eu não sabia. E fico feliz por nós, seres humanos não termos este mesmo príncipio de digestão. Já imaginou, num restaurante vendo esta cena... o que ia ter gente largando a refeição na mesa, rsrsrsrs.

Pesquisa de Produção Gráfica

Desenvolvi uma pesquisa sobre Produção Gráfica para meu TCC na faculdade. Como gostei do assunto, quanto mais pesquisava, descobria novidades, curiosidades e continuei avançando. Resultou quase numa monografia sobre o assunto, e olha que nem precisava da metade do que escrevi para o trabalho que minha equipe estava elaborando. Mas foi gratificante, pois além de ser gostoso pesquisar, ouvir elogios do orientador sobre o material e que inclusive ele iria utilizar como material de apoio em suas aulas, não teve e não tem preço!

Resolvi então compartilhar com vocês, afinal conhecimento é para assimilar e passar adiante. 

Segue abaixo o sumário. Caso precisem desenvolver algum trabalho na área, já pode servir como material de apoio.
1.         PRODUÇÃO GRÁFICA

2.         A HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA IMPRESSÃO
2.1     EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA IMPRENSA
2.2     RAÍZES GRÁFICA
2.3     GUTENBERG E O PERÍODO HISTÓRICO
2.4     A IMPRESSÃO E O PENSAMENTO MODERNO

3.         PROCESSOS DA PRODUÇÃO GRÁFICA
3.1      PRÉ-IMPRESSÃO
3.1.1     LAYOUT
3.1.2     SCANNER
3.1.3     PHOTOSHOP
3.1.4     ILLUSTRATOR/FREEHAND/CORELDRAW
3.1.5     QUARKXPRESS/PAGEMAKER
3.1.6     PROVA DIGITAL (“BONECA”)
3.1.7     ACROBAT
3.1.8     RIP
3.1.9     IMAGESETTER/PLATTESETER
3.1.10  PROCESSADORA
3.1.11  CONTROLE DE PROCESSO
3.1.12  PROVA DE CONTRATO
3.1.13  CONTROLE DE QUALIDADE
3.2      IMPRESSÃO
3.2.1     IMPRESSÃO OFFSET
3.2.2     CMYK
3.2.3     LITOGRAFIA
3.2.4     IMPRESSÃO DIGITAL
3.3      PÓS-IMPRESSÃO
3.3.1     TIRAGEM X VOLUME
3.3.2     EQUIPAMENTOS

4.         A INDÚSTRIA GRÁFICA
4.1      ABIGRAF
4.2      ESTUDO SETORIAL DA INDÚSTRIA GRÁFICA NO BRASIL

5.         SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO GRÁICA
5.1      ECODESIGN

6.         TIPOS DE PAPEL
6.1      HISTÓRICO
6.1.1     Produção Industrial do Papel
6.2      PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS PAPÉIS
6.3      FORMATOS DE PAPEL
6.4      APLICAÇÃO DE VERNIZ E PLASTIFICAÇÃO
6.4.1     VERNIZES
6.4.1.1TIPOS DE VERNIZES
6.4.1.2 VERNIZES DE LINHA
6.4.1.3VERNIZES PRINTLIGHT
6.4.2     PLASTIFICAÇÃO
6.5      CORTE
6.6      Dobra
6.6.1     TIPOS DE DOBRAGEM
6.6.1.1TIPO DE DOBRAS
6.6.1.1.1    TIPOS DE MÁQUINAS DE DOBRA
6.7      DIREÇÃO DA FIBRA DO PAPEL
6.8      Montagem
6.9      Alceamento
6.10   Costura / grampo

7.         REFERÊNCIAS

Clique no botão abaixo para download e bom trabalho! 

GGMIX
Ah! Comentem o que acharam.

O Fascinante Mundo Das Compras Coletivas

A internet foi invadida! Calma, este vírus não é maléfico. Trata-se dos sites de compras coletivas que hoje reinam na internet de forma quase que absoluta.

Quando você se acostuma com uma empresa aparece mais duas, logo mais três, mais cinco, nossa até parece gremlins, lembra deles, bastava um pingo de água para se multiplicarem assustadoramente. Se formos falarmos dos mailing então, acho que os gremlins perdem de longe.

Conheço pessoas que fizeram cruzeiro, descendo por parte da costa brasileira chegando até Buenos Aires e gastou o valor de uma tarifa cheia num vôo de ida e volta para São Paulo. Parece piada, mas é real. E que continuem as promoções, afinal quem não gosta de uma! Isso sem contar nos almoços e jantares em bons restaurantes a preço de lanche, tratamento estético por valores irrisórios e produtos de grife a preço de banana. Recentemente foi possível comprar um pacote com 80 fotos por R$0,01... impensável tempos atrás.

E agora, você caro leitor já pode ter seu próprio site de compra coletiva. Recebi um mailing de uma empresa de web designer que possui na carteira este mais novo serviço por R$150,00 mensais. Claro que é necessário toda uma estrutura de equipe, fornecedores, suporte, etc, etc, etc, mais só comprova a minha comparação destes sites aos gremlins, mas estes são do bem, ajudam o consumidor, os empresários, geram emprego e fomentam a economia (e acabam com a nossa economia pessoal... tantas promoções, produtos interesantes, a preço baixo, se a pessoa não tiver controle, sei não, bye-bye orçamento).

Para evitar problemas, o segredo é se informar bem, conferir com amigos, colegas que já fazem uso do site, pesquisar na internet possíveis reclamações, ler atentamente as regras de uso do serviço e tirar todas as dúvidas antes de fazer a compra. Mas se houver qualquer problema depois, por descumprimento do contrato ou propaganda enganosa, é possível reaver o dinheiro e até entrar com uma ação por danos morais.

Boas Compras!