Trabalhar em Grupo ou em Equipe?

Equipe, palavra de ordem não só no meio corporativo, mas extremamente importante no convívio familiar, social, faculdade, etc. Segundo Abraham Maslow, as pessoas possuem diversas necessidades, com diferentes forças. Precisamos, de abrigo, de alimento, pagar as contas, de segurança no emprego, mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso o trabalho se torna enfadonho e sem graça. Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho.

Há... coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida... os gafanhotos não tem rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).

Quando pensamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento. As formigas têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar?

Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. 

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.

Para que uma equipe seja de sucesso, é preciso ensinar aos membros algumas dicas como: ser paciente, aceitar as idéias dos outros, não criticar opiniões, dividir tarefas, dialogar, planejar, participar e principalmente aproveitar o convívio harmonioso com sua equipe. Lembrando que o sucesso da equipe está na liderança, e essa quando bem coordenada e respeitada consegue atribuir as funções de cada membro fazendo com que a equipe seja sempre vencedora por maior que seja o desafio; o bom líder tem sabedoria para reconhecer que o aprendizado em uma equipe é mutuo, pois faz com que a mesma aprenda com ele e vice-versa.

O trabalho em equipe deve ser construído diariamente, afinal ninguém forma um time entrosado, harmonioso da noite para o dia, para construir uma equipe de sucesso é preciso empenho, amor, inteligência, inspiração e muita transpiração. 

E você? É você mesmo que está lendo. Você sabe trabalhar em equipe? Descubra respondendo um quiz on line. Clique aqui e veja seu perfil!


*Contribuição:  Artigonal.com | 45graus.com.br

Nenhum comentário: