O Viva Dança Está Chegando - Ano 5

Batizado inicialmente com o nome de Mês da Dança no Vila, o Festival foi criado em 2007, a partir de uma articulação da diretora do Núcleo Viladança do Teatro Vila Velha, Cristina Castro, com grupos que já vinham para a Bahia e desejavam apresentar-se no espaço. Num convênio de colaboração para difusão da dança entre o Governo do Estado e o Teatro Vila Velha, a diretora acrescentou à programação nacional apresentações de grupos locais, oficinas, debates, exibição de vídeos e palestras.

Em 2008, a programação passou a ser mais curatorial e contou pela primeira vez com a participação de grupos internacionais. Neste ano surgiu o projeto Casa Aberta, mostra feita a partir da inscrição de mais de 40 artistas da cidade. Mesas redondas, palestras, exibições de videodança e documentários continuaram a integrar a programação, ajudando a refletir sobre a dança, enquanto a oferta de oficinas e de espaço para a improvisação estimularam a sua prática.

Em 2009, o Festival participou do Ano França-Brasil, com exibições de documentários franceses sobre a dança, contando inclusive com a participação de Lanònima Imperial e Daniel Abreu que vieram da Espanha com espetáculos e oficinas. Do Brasil, participaram grupos de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Ainda nessa edição aconteceu a mostra Hip Hop em Movimento, trazendo a Batalha de Break Dance – Evolução Hip Hop, pela primeira vez, para um teatro.

Em 2010, o VIVADANÇA abordou desde as origens do samba ao mais delicado estilo coreográfico oriental, reunindo diversos artistas baianos, de outros estados brasileiros, da Espanha e do Japão. Esta quarta edição trouxe como novidades o lançamento do 1° Prêmio VIVADANÇA, para fomentar criações coreográficas e estimular a pesquisa e a produção de novos espetáculos baianos.

Todos os anos, o VIVADANÇA promove a democratização do acesso através de um programa de formação de plateia, fruto da articulação com ONGs, rede escolar pública e privada, associações de pessoas portadoras de necessidades especiais, associações comunitárias e grupos artísticos do subúrbio.

Importante: Todos os ingressos para os espetáculos da programação do VIVADANÇA Festival Internacional são GRATUITOS e podem ser retirados na Bilheteria Central, que funciona no Teatro Vila Velha. Serão distribuídos 2 (dois) ingressos por pessoa para cada apresentação, mediante a apresentação de um documento de identificação no momento da retirada.

 A Bilheteria Central funciona apenas nos dias úteis (de segunda a sexta), das 14h às 18h, a partir do dia 30/03 e distribuirá os ingressos na semana que antecede o espetáculo, até a véspera do dia de apresentação. No dia, os ingressos são retirados apenas na bilheteria do teatro onde ocorre a apresentação, a partir de duas horas antes do início do espetáculo.

Para os espetáculos que ocorrem no Teatro Castro Alves, os ingressos também podem ser retirados com antecedência na bilheteria do TCA.

Maiores informações, clique aqui.


Nenhum comentário: