HIV Continua a Crescer

Todos os dias, cerca de 2.500 jovens são infectados pelo HIV em todo o mundo, de acordo com um relatório divulgado pelo Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids) em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outros órgãos internacionais.

No Brasil infelizmente o cenário é preocupante, visto o índice de jovens, principalmente do sexo feminino, que são portadoras do vírus. Já os casos de transmissão vertical do HIV – quando o vírus passa de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação – estão diminuindo.

Os jovens estão fazendo sexo cada vez mais cedo e sem proteção, haja visto o aumento da natalidade e de mães adolescentes. Quando vem somente uma criança, mesmo sem planejamento, tudo bem, o problema é quando vem acompanhada de uma doença. Em pleno século 21, ainda ouvimos pessoas dizer que preferem fazer sexo sem camisinha, mesmo que seja a primeira vez com o(a) parceiro(a). Uma total insanidade.

O interessante disso tudo que antes esta situação era tida como restrita as camadas menos assistidas socialmente, pela falta de informação. Hoje o cenário se repete em todas as esferas da sociedade. Precisamos cuidar melhor dos nossos jovens. A novela Fina Estampa retratou isso, mesmo que o enfoque não tenha sido esse, mas exibiu dois jovens universitários, estudantes de medicina, que detém conhecimento, ela inclusive de família rica e transaram sem camisinha, gerando uma gravidez.

Quando a Aids surgiu, era tida como doença exclusiva dos gays. Com o passar dos tempos, os heterossexuais começaram a crescer nos índices, prevalecendo entre as mulheres. Agora o perigo permeia na população de 15 a 24 anos, que entre 1980 e 2011, foram diagnosticados 66.698 casos de Aids.

Esses números levaram o Ministério da Saúde a priorizar este público na campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação com o slogan “A aids não tem preconceito. Previna-se”, reforçará a necessidade de se discutir questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV entre jovens e entre soropositivos e continuam também com números altos de infecção.

1º de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Opte pela vida. Use camisinha.


Nenhum comentário: