OUTUBRO - MÊS DAS CRIANÇAS

Apesar de aqui no Brasil ser comemorado no dia 12 de outubro (que já passou, mas o mês continua e dedico aos baixinhos), você sabia que o dia mundial da criança é celebrado no dia 20 de novembro?

Pois é! Em 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos econômicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.

A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo jurídico para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito Interno às da Convenção, para a promoção e proteção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.

Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu caráter universal e também pelo fato de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:

A não discriminação,
 que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.

O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as ações e decisões que lhe digam respeito.

A sobrevivência e desenvolvimento sublinham a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

a opinião da criança, que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta para todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

Lembre-se: Mantenha viva a sua criança interior, independente da sua idade. Na correria desenfreada que vivemos, enormes responsabilidades, pressões, estresses, temos que ter um momento para desopilar, para nos divertimos, colocarmos este mundo mágico em prática.

Mantenha viva sua criança interior, vou sempre repetir isso (E olha que me considero muito sério, mas minha criança esta aqui, comigo, claro que só a libero nos momentos certos e olha que nestes momentos faço cada uma... mas temos que nos divertir, levar tudo a ferro e fogo só faz mal a nós mesmo. "Hay que endurecer, pero si perder la ternura jamás.")

>>>>>>>>>Ah! E jamás, quero dizer, jamais desista de seu sonho. Se na padaria que está, acabou, procure em outra.


Fonte: http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&m=2

Nenhum comentário: