Campanha de Obama Terá Estratégia Inovadora pelo Facebook

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acaba de anunciar a sua campanha à reeleição pelo Facebook. O novo pleito, que acontecerá em novembro de 2012, já começa a mobilizar os seguidores de Obama, que promete uma estratégia ainda mais inovadora do que a que o elegeu em 2008, quando as redes sociais ainda engatinhavam. O Facebook, por exemplo, não estava nem perto dos 500 milhões de usuários. Hoje, já são mais de 600 milhões de usuários e a rede já aparece inclusive no ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo, anunciado recentemente pela consultoria Brand Finance.

A ação de 2008 alcançou o topo. Fez história ao reinventar a forma de atingir as pessoas, angariar doações, monitorar a imprensa, neutralizar críticas e acompanhar a opinião dos eleitores. Transformou-se num case e acabou ganhando os Grand Prix de Titanium e Integrated no Cannes Lions 2009. David Plouffe, gerente da campanha de Barack Obama, esteve inclusive no Palais des Festivals para falar sobre a revolucionária vitória do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Será possível superar esse sucesso? "A campanha está só começando. Estamos abrindo escritórios, desempacotando as caixas, e iniciando o diálogo com apoiadores como você para moldar o nosso caminho rumo à vitória. 2010 começa agora e esse é o local onde você deve manifestar o seu apoio", diz a página oficial de Obama no Facebook.

As conversas iniciais resgatam o pedido para que cada um faça a sua parte, um dos apelos mais fortes na estratégia de comunicação implementada em 2008. "A campanha só será bem-sucedida se trabalharmos juntos", disse Obama pelo Facebook. O anúncio é acompanhado de um vídeo, chamado "Começa com a gente", com depoimentos de alguns eleitores falando sobre a importância de continuar o trabalho feito nos últimos quatro anos.

O objetivo é "proteger o progresso conquistado", um direcionamento que pode sinalizar a base da linha de comunicação a ser explorada nessa nova disputa. Em 2008, os eleitores de Obama repetiam incansavelmente a frase "Yes We Can" ("Sim Nós Podemos"), mas agora espera-se que a mensagem ganhe novo fôlego para atrair novos simpatizantes e atingir a meta de arrecadar US$ 1 bilhão, ante os US$ 750 milhões registrados em 2008.


Assista o vídeo da Campanha Obama 2012:

Nenhum comentário: