Aproveitando o embalo das águas de novembro, a coluna expressões trás uma famosa frase que muitos utilizam e poucos sabem a sua origem. Como conhecimento é para ser passado, vamos lá:
"PODE TIRAR SEU CAVALO DA CHUVA"
"PODE TIRAR SEU CAVALO DA CHUVA"
No interior, o meio de transporte mais utilizado era o cavalo (e continua sendo em algumas cidades do interior, pelo Brasil a dentro - ou seria a fora?). Além de não quebrar ou parar por falta de combustível, o cavalo deixa clara a intenção do visitante já na chegada. Caso ele amarre o animal na frente da casa, sinal de permanência breve. Caso ele o coloque em um lugar protegido da chuva e do sol, pode colocar água no feijão, pois a estada será longa.
Na primeira hipótese, às vezes o anfitrião pegava gosto na prosa e quando a visita ameaçava se levantar para partir, o dono da casa dizia: "Pode tirar o cavalo da chuva!", ou seja, pode levar a sua montaria para um local abrigado que você ainda vai demorar.
Depois o sentido da expressão se ampliou para desistir de um objetivo qualquer, e para muita gente o cavalo ganhou um diminutivo irônico e virou cavalinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário